Consumo de chocolate melhora a performance cerebral em indivíduos de meia idade.



Antioxidantes presentes no chocolate meio amargo ajudam a melhorar a performance do cérebro

28/02/2012 -


 



Um estudo realizado em Victoria, Austrália, mostrou que indivíduos de meia idade que consomem chocolate ou cacau em pó com elevado teor de flavonóides apresentam melhor desempenho cerebral. Atividades que exigem função da memória e respostas rápidas são melhor desenvolvidas por pessoas que consomem chocolate do que as que não consomem, de acordo com a publicação feita na revista Phisyology and Behavior.



Pesquisadores da Universidade de Swinburne conduziram o estudo com 63 voluntários de idade entre 40 e 65 anos que foram divididos em 2 grupos. Um grupo consumiu diariamente uma bebida de chocolate contendo de 250mg a 500mg de flavonóides e o outro grupo consumiu uma bebida com baixo teor de flavonóides (grupo placebo). Ambos administraram a bebida por um período de 30 dias.



Os participantes do estudo passaram no início e no final do tratamento por um teste de memória espacial denominado Constante Estado Probe de Topografia (SST) para avaliar as mudanças cognitivas associadas à suplementação dos flavonoides do cacau.



Após os 30 dias de estudo verificou-se que o grupo que consumiu elevados níveis de flavonoides apresentou melhor eficácia neural em relação à memória do que o outro grupo, comprovando a real eficácia deste antioxidante na performance cerebral.



O consumo de antioxidantes tem mostrado cada vez mais associações benéficas à saúde e para conseguir os efeitos desejados é preciso incorporá-los na alimentação diária em “doses homeopáticas”, ou seja, um pouco por dia para que se possa observar os benefícios à longo prazo e assim melhorar a qualidade de vida. Consumir chocolate não será sacrifício, mas cuidado, o chocolate também contém gorduras e elevado valor calórico portanto o consumo deve ser moderado para evitar o aumento de peso.



Vale lembrar que o chocolate rico em flavonoides é o tipo meio amargo ou aqueles com pelo menos 70% de cacau.



Referencias: News, Cience and Research,fev 2012.



 

Fonte: Equilibrium Consultoria

Noticias relacionadas