Dia 28 de maio é o Dia do Hambúrguer!

Não existe uma versão definitiva para a origem do hambúrguer. Uma delas, conta que tudo começou com os guerreiros tártaros que levavam carne embaixo da sela de seus cavalos, para amaciá-las e conservá-las, e era consumida crua. Quando os imigrantes germânicos originários de Hamburgo chegaram à América no início do século XIV, eles trouxeram sua receita, que foi frita para se adaptar ao gosto local.

Somente entre as décadas de 10 e 20 que ele se transformou em sanduíche, inserido entre duas fatias de pão. O sanduíche de hambúrguer invadiu os Estados Unidos, de tal forma que não se pensa no estilo de vida norte-americano sem ele. Chegou ao Brasil nos anos 50 e ficou conhecido depois que a primeira rede de “fast-food” começou a produzi-lo em larga escala.

Hoje é possível encontrar hambúrguer de diferentes tipos de carne: bovina, suína, frango, peru e até de carnes mais exóticas, como avestruz. Apesar de tradicionalmente a receita de hambúrguer ser a base de carne, também encontramos receitas de soja, vegetais, aveia e quinoa. Sem dúvida o hambúrguer se popularizou!

Claro que se consumido de maneira moderada, um sanduíche de hambúrguer pode fazer parte de uma alimentação equilibrada, mas para sair do tradicional (e muitas vezes calórico) sanduíche de pão, hambúrguer de carne, queijo e condimentos, anote essas receitas e não deixe de comemorar esse dia!

HAMBÚRGUER DE CENOURA E VEGETAIS

• Tempo de preparo: 40 minutos

• Rendimento:4 porções

INGREDIENTES

1 cenoura média

1 mandioquinha média

100 g de vagem

1 gema

6 colheres (sopa) de farinha de aveia

3 colheres (sopa) de sementes de girassol

1 ovo (para empanar)

1 xícara (chá) de flocos de milho triturado

Sal a gosto

MODO DE PREPARO

1. Cozinhe a mandioquinha e a cenoura em água e sal até ficarem macias. Nos últimos 5 minutos, acrescente as vagens. Retire do fogo e escorra a água.

2. Descasque a mandioquinha e a cenoura e pique-as juntamente com a vagem em pedaços bem pequenos. Misture com a gema, a farinha de aveia, as sementes de girassol e o sal até que obtenha uma massa.

3. Modele a massa em 4 hambúrgueres, passe pelo ovo batido e empane nos flocos de milho.

4. Disponha os hambúrgueres em uma assadeira untada com azeite e leve-os ao forno por cerca de 20 minutos ou até que estejam dourados. Vire-os com o auxílio de uma espátula na metade do tempo.

HAMBÚRGUER DE PERU, RICOTA E ESCAROLA

• Tempo de preparo: 45 minutos

• Rendimento:5 porções

INGREDIENTES

150g de escarola (folhas)

200 g de ricota

200 g de blanquet de peru

1 clara de ovo

1 pitada de noz moscada (opcional)

1 colher (sopa) de molho de soja

1 colher (café) de colorau

2 colheres (sopa) de farelo de aveia

2 colheres (chá) de azeite de oliva

MODO DE PREPARO:

1. Pique as folhas de escarola e reserve.

2. Processe a ricota, o blanquet de peru, a clara, o molho de soja e o colorau. Adicione a esta mistura a escarola bem picada e o farelo de aveia

3. Modele 5hamburgueres e coloque-os em uma assadeira previamente untada

4. Asse em forno médio por 35 minutos.

 

 

REFERENCIAS:

História, lendas e fatos: a história do hambúrguer, 2004 apud COSTA, L.O. Processamento e diminuição do reprocesso do hambúrguer bovino, 2004. Disponível em: http://professor.ucg.br/siteDocente/admin/arquivosUpload/8930/material/TCC-Livia%20PROCESSAMENTO%20E%20DIMINUI%C3%87%C3%83O%20DO%20REPROCESSO%20DO%20HAMB%C3%9ARGUER%20BOVINO%28HBV%29.pdf

Tags: , , , , , ,

Comente!